Fonte: Elaboração e Análise de Projetos
PROJETO é:
•
“Um empreendimento temporário ou uma sequência de
atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um
produto singular, dentro de restrições orçamentárias.” (MAXIMIANO, 2007, p. 26).
•
É uma “idéia que se forma de executar ou realizar algo
no futuro, [...] um empreendimento a ser realizado dentro de determinado
esquema.” (AURÉLIO, 1986).
•
Basicamente,
um projeto é “uma ação [...] planeada, estruturada em objetivos, resultados e
atividades baseados em uma quantidade limitada de recursos (humanos, materiais
e financeiros) e de tempo.” (ARMANI, 2004, p. 18)
•
PROJETO
– máquina de mudança, que visa atender a necessidade de progresso.
Projeto e empresa
•
“Entendemos
por projeto o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa,
coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e, eventualmente,
implantar-se) uma decisão de investimento”. (WOILER; MATHIAS, 2008, p. 27)
•
Tipos
(objetivos) dos projetos:
•
Setor
econômico (classificação macroeconômica) – três grandes setores de atividade
econômica - projeto agrícola,
industrial, de serviços.
•
Impacto
microeconômico (na empresa) – projeto de implantação, expansão, modernização,
relocalização, diversificação.
•
Utilidade
para a empresa – projeto de viabilidade, final, de financiamento.
Projetos – utilidade para a empresa
•
Projetos
de Financiamento – seguem exigências de órgãos financiadores. São preenchidos
formulários padronizados, que têm por objetivo principal sensibilizar os órgãos
financiadores,a fim de que o financiamento seja concedido.
•
Projetos
de Viabilidade – avalia-se a viabilidade e o impacto que novas possibilidades
de investimento teriam na empresa.
•
Projetos
Finais – as avaliações já estão consolidadas e detalha-se o processo de
implantação e aconselhamento do projeto.
Origem do projeto
•
“Um
projeto nasce de uma idéia, de um desejo ou interesse de realizar algo,
idéia essa que toma forma, se estrutura e se expressa através de um esquema
(lógico), o qual, no entanto, é apenas esboço (sempre) provisório,
já que sua implementação exige constante aprendizado e reformulação.” (ARMANI,
2004, p. 18)
•
“Projetos
têm sido realizados desde a aurora dos tempos, mas nos últimos anos a gestão de
projetos tem evoluído, alcançando novos patamares de sofisticação e
popularidade.” (KEELLING, 2006, p. 3)
Características do Projeto
Projetos
nas civilizações antigas:
•
Poder,
religião, construção de grandes monumentos (pirâmides, grandes catedrais,
etc.).
•
Tempo
e custo – não tinham tanta importância – reis investiam muito dinheiro e
morriam sem ver suas obras acabadas.
•
Beleza,
durabilidade e qualidade da mão-de-obra – eram requisitos fundamentais.
•
Projetos
na atualidade:
•
Apresentam
diversas formas e tamanhos;
•
Podem
ser de curto (1 mês a 1 ano), médio (até 2 anos) ou longo prazo (mais de 2
anos);
•
Podem
ser baratos e com recursos mínimos;
•
Podem
ser empreendimentos ambiciosos – exigem muito recurso e se estendem por muito
tempo;
•
Podem
exigir altos níveis de habilidade técnica e científica e complexas estruturas
de administração.
Características comuns dos Projetos
•
São
empreendimentos independentes - recursos (financeiros e humanos);
•
Possuem
propósito e objetivos distintos;
•
São
de duração limitada – início e fim.
•
Acontecem
separadamente das operações rotineiras, porém podem contribuir diretamente ao
longo do prazo de execução;
•
Devem
ser atividades divorciadas das rotineiras (do dia a dia);
•
Exige
uma equipe administrativa distinta para realizá-lo.
PROJETOS
X ATIVIDADES ROTINEIRAS
PROJETO
|
ATIVIDADES ROTINEIRAS
|
Estabelecer novo negócio
|
Administrar negócio consolidado
|
Construir novo porto marítimo
|
Operar um terminal oceânico
|
Introdução de controle de estoque
computadorizado
|
Administração rotineira
de estoque
|
Construir uma usina nuclear
|
Fornecer suprimento constante de energia
elétrica
|
Produtos dos Projetos
Produtos
físicos – são tangíveis (palpáveis):
•
Casas,
rodovias, veículos;
•
Máquinas
e equipamentos;
•
Estações
espaciais, pirâmide do Antigo Egito;
•
Reformar
uma casa, desenvolver um novo motor para caminhões;
•
Ampliação
e/ou adequação do espaço físico.
Conceitos
– são intangíveis (não palpáveis):
•
Idéias,
roteiros de filmes, mapas, sistemas;
•
Organogramas,
processos, desenhos;
•
Fórmulas
e teorias;
•
Escrever
um livro ou trabalho acadêmico;
•
Montar
o currículo de um curso e o programa de uma disciplina, preparar o roteiro de
um programa de estudos;
•
Organizar
Jogos Olímpicos, desenvolver um sistema de telemarketing.
•
Eventos – realização de tarefas, serviços ou
atividades – o projeto é a própria realização da atividade – representa a parte
final de todo um planeamento, organização e controle.
•
Planear,
organizar e realizar eleições, Jogos Olímpicos, prêmio de Fórmula I;
•
Planear,
organizar e realizar estudos, pesquisas, diagnósticos, cursos e seminários,
reuniões e congressos;
•
Implantar
sistemas, processos e modelos de organização;
•
Produzir
um filme, montar uma peça de teatro ou organizar uma exposição de arte.
COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS
•
“A
maioria dos projetos contém conceitos, produtos físicos e eventos.” (MAXIMIANO,
2007, p. 29)
•
Ex.:
Realização dos Jogos Olímpicos:
•
Conceitos
– todo o planeamento e organização;
•
Produtos
físicos – construções de estádios, etc.;
•
Eventos
– os jogos, as competições.
Fases do Projeto
CONCEITUAÇÃO
(PREPARAÇÃO):
•
O
ponto de partida – a idéia – A PROPOSTA;
•
A
consciência da necessidade, do desejo de desenvolvimento ou melhoria
importantes;
•
São
consideradas as metas, os custos benefícios, a viabilidade, os problemas e
estratégias de superá-los;
•
Busca-se
a aprovação de diretores – a partir de justificativas, métodos, custos,
benefícios, etc.
•
Quando
aprovada a idéia, se estuda, detalhadamente, A VIABILIDADE.
PLANEAMENTO:
•
Planear
a estrutura e a administração do projeto;
•
Seleção
de um gerente e da equipe de especialistas;
•
Definir
claramente os objetivos (metas) a serem atingidos;
•
Planear
as atividades, finanças, recursos, normas de qualidade, segurança,
administração, tempo;
•
Planear
o processo de monitoramento e análise: tempo e pontos estratégicos a serem
analisados.
IMPLEMENTAÇÃO
(REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES)
•
Período
de realização das atividades – planos postos em operação;
•
Monitoramento,
controle e coordenação das atividades – alcançar os objetivos do projeto;
•
Eficiência
do trabalho – cumprimento dos planos, eficácia da administração, liderança,
controle.
•
Acompanhamento
- Realização permanente de análises e monitoramento - revisões, adequações nos planos, quando
necessárias.
CONCLUSÃO
(ENCERRAMENTO)
•
Preparação
para a entrega do produto final;
•
Atribuições
de deveres e responsabilidades de acompanhamento;
•
Encerramento
de contas bancárias;
•
Transferência
de pessoal do projeto;
•
Avaliação
do desempenho;
•
Análise
e avaliação do projeto;
•
Entrega
de relatório de encerramento;
•
Avaliação
posterior - calcular a continuidade dos efeitos do projeto depois de seus
resultados
Sequência das Fases do Projeto
FASE
CONCEITUAL
•
Conceito
-> Proposta inicial -> Estudo de viabilidade e risco -> Aceitação
•
FASE DE PLANEAMENTO
•
Objetivos
e plano mestre -> Plano de atividades e de recursos -> Exame dos
contratos de recursos
•
FASE DE IMPLEMENTAÇÃO
•
Monitoramento
e controle de implementação -> Análise e revisão constante do projeto.
CONCLUSÃO
Avaliação e acompanhamento
Referências
-
ARMANI,
Domingos. Como elaborar projetos?: guia prático para elaboração e gestão
de projetos sociais. Porto Alegre: TOMO Editorial, 2004.
-
KEELLING,
Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva,
2006.
-
MAXIMIANO,
Antonio Cesar Amaru. Administração de Projetos: como transformar idéias
em resultados. 2.ed. São Paulo: ATLAS, 2007.
-
WOILER,
Samsão; MATHIAS, Washington Franco. Projetos: Planejamento, Elaboração e
Análise. São Paulo: Atlas, 2007.