Manuel Coutinho Carmo Bucar Corte Real, SE, M.Ec.

Chefe Departamento de Ciência da Economia da FE da UNTL, Fevereiro-Setembro de 2000, Decano da FE da UNTL, Setembro de 2000 até Agosto de 2006, Inspector Geral do Estado, Agosto de 2006-Setembro de 2007, -Comissario Adjunto da CAC de Timor-Leste (2010 - 2018),
Docente Senior da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nacional de Timor Loro-Sa´e
(Mês de Junho de 2000 até presente, 2023)

O Mundo de Informações

Conceitos Básicos 2

 Fonte: Elaboração e Análise de Projetos
PROJETO é:

      “Um empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias.” (MAXIMIANO, 2007, p. 26).
      É uma “idéia que se forma de executar ou realizar algo no futuro, [...] um empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema.” (AURÉLIO, 1986).
      Basicamente, um projeto é “uma ação [...] planeada, estruturada em objetivos, resultados e atividades baseados em uma quantidade limitada de recursos (humanos, materiais e financeiros) e de tempo.” (ARMANI, 2004, p. 18)
      PROJETO – máquina de mudança, que visa atender a necessidade de progresso.

Projeto e empresa
      “Entendemos por projeto o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e, eventualmente, implantar-se) uma decisão de investimento”. (WOILER; MATHIAS, 2008, p. 27)
      Tipos (objetivos) dos projetos:
      Setor econômico (classificação macroeconômica) – três grandes setores de atividade econômica -  projeto agrícola, industrial, de serviços.
      Impacto microeconômico (na empresa) – projeto de implantação, expansão, modernização, relocalização, diversificação.
      Utilidade para a empresa – projeto de viabilidade, final, de financiamento.

Projetos – utilidade para a empresa
      Projetos de Financiamento – seguem exigências de órgãos financiadores. São preenchidos formulários padronizados, que têm por objetivo principal sensibilizar os órgãos financiadores,a fim de que o financiamento seja concedido.
      Projetos de Viabilidade – avalia-se a viabilidade e o impacto que novas possibilidades de investimento teriam na empresa.
      Projetos Finais – as avaliações já estão consolidadas e detalha-se o processo de implantação e aconselhamento do projeto.

Origem do projeto
      “Um projeto nasce de uma idéia, de um desejo ou interesse de realizar algo, idéia essa que toma forma, se estrutura e se expressa através de um esquema (lógico), o qual, no entanto, é apenas esboço (sempre) provisório, já que sua implementação exige constante aprendizado e reformulação.” (ARMANI, 2004, p. 18)
      “Projetos têm sido realizados desde a aurora dos tempos, mas nos últimos anos a gestão de projetos tem evoluído, alcançando novos patamares de sofisticação e popularidade.”  (KEELLING, 2006, p. 3)

Características do Projeto

Projetos nas civilizações antigas:

      Poder, religião, construção de grandes monumentos (pirâmides, grandes catedrais, etc.).
      Tempo e custo – não tinham tanta importância – reis investiam muito dinheiro e morriam sem ver suas obras acabadas.
      Beleza, durabilidade e qualidade da mão-de-obra – eram requisitos fundamentais.
      Projetos na atualidade:
      Apresentam diversas formas e tamanhos;
      Podem ser de curto (1 mês a 1 ano), médio (até 2 anos) ou longo prazo (mais de 2 anos);
      Podem ser baratos e com recursos mínimos;
      Podem ser empreendimentos ambiciosos – exigem muito recurso e se estendem por muito tempo;
      Podem exigir altos níveis de habilidade técnica e científica e complexas estruturas de administração.

Características comuns dos Projetos

      São empreendimentos independentes - recursos (financeiros e humanos);
      Possuem propósito e objetivos distintos;
      São de duração limitada – início e fim.
      Acontecem separadamente das operações rotineiras, porém podem contribuir diretamente ao longo do prazo de execução;
      Devem ser atividades divorciadas das rotineiras (do dia a dia);
      Exige uma equipe administrativa distinta para realizá-lo.

PROJETOS X ATIVIDADES ROTINEIRAS


PROJETO
ATIVIDADES ROTINEIRAS
Estabelecer novo negócio
Administrar negócio consolidado
Construir novo porto marítimo
Operar um terminal oceânico
Introdução de controle de estoque computadorizado
Administração rotineira
de estoque
Construir uma usina nuclear
Fornecer suprimento constante de energia elétrica

Produtos dos Projetos

Produtos físicos – são tangíveis (palpáveis):
      Casas, rodovias, veículos;
      Máquinas e equipamentos;
      Estações espaciais, pirâmide do Antigo Egito;
      Reformar uma casa, desenvolver um novo motor para caminhões;
      Ampliação e/ou adequação do espaço físico.

Conceitos – são intangíveis (não palpáveis):
      Idéias, roteiros de filmes, mapas, sistemas;
      Organogramas, processos, desenhos;
      Fórmulas e teorias;
      Escrever um livro ou trabalho acadêmico;
      Montar o currículo de um curso e o programa de uma disciplina, preparar o roteiro de um programa de estudos;
      Organizar Jogos Olímpicos, desenvolver um sistema de telemarketing.
      Eventos – realização de tarefas, serviços ou atividades – o projeto é a própria realização da atividade – representa a parte final de todo um planeamento, organização e controle.
      Planear, organizar e realizar eleições, Jogos Olímpicos, prêmio de Fórmula I;
      Planear, organizar e realizar estudos, pesquisas, diagnósticos, cursos e seminários, reuniões e congressos;
      Implantar sistemas, processos e modelos de organização;
      Produzir um filme, montar uma peça de teatro ou organizar uma exposição de arte.

COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS

      “A maioria dos projetos contém conceitos, produtos físicos e eventos.” (MAXIMIANO, 2007, p. 29)
      Ex.: Realização dos Jogos Olímpicos:
      Conceitos – todo o planeamento e organização;
      Produtos físicos – construções de estádios, etc.;
      Eventos – os jogos, as competições.

Fases do Projeto

CONCEITUAÇÃO (PREPARAÇÃO):
      O ponto de partida – a idéia – A PROPOSTA;
      A consciência da necessidade, do desejo de desenvolvimento ou melhoria importantes;
      São consideradas as metas, os custos benefícios, a viabilidade, os problemas e estratégias de superá-los;
      Busca-se a aprovação de diretores – a partir de justificativas, métodos, custos, benefícios, etc.
      Quando aprovada a idéia, se estuda, detalhadamente, A VIABILIDADE.

PLANEAMENTO:
      Planear a estrutura e a administração do projeto;
      Seleção de um gerente e da equipe de especialistas;
      Definir claramente os objetivos (metas) a serem atingidos;
      Planear as atividades, finanças, recursos, normas de qualidade, segurança, administração, tempo;
      Planear o processo de monitoramento e análise: tempo e pontos estratégicos a serem analisados.

IMPLEMENTAÇÃO (REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES)
      Período de realização das atividades – planos postos em operação;
      Monitoramento, controle e coordenação das atividades – alcançar os objetivos do projeto;
      Eficiência do trabalho – cumprimento dos planos, eficácia da administração, liderança, controle.
      Acompanhamento - Realização permanente de análises e monitoramento  - revisões, adequações nos planos, quando necessárias.

CONCLUSÃO (ENCERRAMENTO)
      Preparação para a entrega do produto final;
      Atribuições de deveres e responsabilidades de acompanhamento;
      Encerramento de contas bancárias;
      Transferência de pessoal do projeto;
      Avaliação do desempenho;
      Análise e avaliação do projeto;
      Entrega de relatório de encerramento;
      Avaliação posterior - calcular a continuidade dos efeitos do projeto depois de seus resultados

Sequência das Fases do Projeto

FASE CONCEITUAL

      Conceito -> Proposta inicial -> Estudo de viabilidade e risco -> Aceitação
      FASE DE PLANEAMENTO
      Objetivos e plano mestre -> Plano de atividades e de recursos -> Exame dos contratos de recursos
      FASE DE IMPLEMENTAÇÃO
      Monitoramento e controle de implementação -> Análise e revisão constante do projeto.

CONCLUSÃO

Avaliação e acompanhamento

Referências

-        ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos?: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: TOMO Editorial, 2004.
-        KEELLING, Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2006.
-        MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de Projetos: como transformar idéias em resultados. 2.ed. São Paulo: ATLAS, 2007.
-        WOILER, Samsão; MATHIAS, Washington Franco. Projetos: Planejamento, Elaboração e Análise. São Paulo: Atlas, 2007.