Metodologia para o conhecimento da
Economia
Fonte: IE-UNICAMP
Fonte: IE-UNICAMP
Decisão de estudar Economia:
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o
que ela é?
Por
que devo estudá-la?
Por
que ela é hermética e controversa?
Como
devo estudá-la?
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Agentes econômicos racionais
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❚ O
homem não é nem um átomo nem um rato de laboratório.
❚ Ele
possui uma racionalidade individual que permite a mudança
do
comportamento coletivo.
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Crítica ao monismo metodológico
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❚ O ambiente
socioeconômico resulta das interações entre nossos distintos
procedimentos ou decisões.
❚ As
condutas individuais constituem um ponto de partida como os átomos,
pois, combinadas, delas haverá emergência de corpos sociais os mais
diversos.
❚ Doutrina
do monismo metodológico:
“todas
as ciências teóricas ou gerais devem usar o mesmo método, sejam
ciências naturais ou ciências sociais” (Karl Popper).
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Princípio de individualismo metodológico para as Ciências
Sociais
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❚ “A
tarefa da teoria social é construir e analisar cuidadosamente nossos modelos
sociológicos em termos descritivos ou nominalistas; isso quer dizer, em
termos de indivíduos, de suas atitudes, expectativas, relações, etc.”
(Karl Popper)
❚ Por
trás do movimento dos átomos não há determinada “intenção”...
❚ Ao
contrário dos agentes econômicos racionais, os átomos não têm consciência,
uma faculdade humana de estabelecer julgamentos morais dos atos
realizados, o conhecimento imediato da sua própria atividade psíquica.
❚ Os
homens têm conhecimento, noção, ideia da economia social.
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Individualismo Metodológico versus Holismo Metodológico
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❚ Estabelece
que as explanações sobre os fenômenos macroeconômicos somente devem
ser
Consideradas
adequadas se colocadas em termos de crenças, atitudes e decisões dos indivíduos.
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❚ Postula
que os conjuntos sociais têm objetivos ou funções que não podem ser reduzidos
a crenças, atitudes e ações dos indivíduos que os fazem.
❚ Designa
uma força vital responsável pela formação dos conjuntos.
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Holismo versus Individualismo Metodológico
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❚ Do
lado do holismo, o argumento é que quando as ações humanas forem delimitadas
e impulsionadas por normas e formarem o campo de estudo da investigação
social, a explanação na ciência social deverá ocorrer em termos das motivações
e intenções de indivíduos, moldadas por regras e instituições.
❚ Nesse
caso, o tipo de conhecimento apropriado para a investigação social somente pode
ser obtido aprendendo sobre essas regras e instituições – fatos irredutíveis
da sociedade.
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❚ Do
lado do individualismo metodológico, há a proposição segundo a qual os
indivíduos criam todas as instituições sociais e, portanto, os fenômenos
coletivos são simplesmente abstrações hipotéticas, derivadas das decisões
de indivíduos reais.
❚ No
limite, a dedução é que todas as concepções da Sociologia, da Política e da
Economia são redutíveis àquelas da Psicologia.
❚ Entretanto,
é falsa a sensação de que nossa personalidade individual possui
um núcleo constante, com base no qual se pode generalizar, teoricamente.
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Tarefa principal das Ciências Sociais teóricas
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❚ Adotaremos
qual proposição? Talvez o mais sensato seja aceitar que a tarefa principal
das ciências sociais teóricas é a de identificar as repercussões
sociais involuntárias das ações humanas intencionais.
❚ Essa
doutrina das consequências não intencionais sugere que há proposições
sobre conjuntos que são mais do que a soma de proposições acerca das
partes constituintes – o sofisma da composição.
❚ Por
exemplo, em Economia, o mecanismo de mercado pode ser visto como a
consequência social não planejada das ações individuais impulsionadas por
motivos puramente egoístas em busca dos próprios interesses, e, em
princípio, inconsistentes entre si.
❚ Essa
postura não implica nos restringirmos ao estudo dos subprodutos das ações
individuais; devemos também focar as teorias que informam essas
tomadas particulares de decisão.
❚ Em
termos de teoria econômica, não devemos nem excluir todas as proposições
macroeconômicas que não podem ser reduzidas aos seus fundamentos
microeconômicos, nem eliminar a análise das regras, normas e
instituições que conformam o contexto macroeconômico, dentro do
qual se insere a decisão microeconômica.
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Microeconomia versus Macroeconomia
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❚ Microeconomia:
ocupase da forma pela qual as unidades individuais que compõem a economia agem
e reagem umas sobre as outras.
❚ Evidencia
as decisões particulares ex-ante.
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❚ Macroeconomia:
focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo.
❚ Enfoca
o resultado sistêmico ex-post da pluralidade de decisões particulares,
interagindo
como
componentes de um Sistema Complexo.
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Apreciação ex-ante versus Apreciação ex-post
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❚ Apreciação
ex-ante: concepção de o que ocorrerá em um segmento de tempo
futuro.
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❚ Apreciação
ex-post: análise de o que foi registrado, quando decorrido o intervalo
de tempo.
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❚ Economia
Normativa: o que deveria ser.
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❚ Economia
Positiva: o que é.
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Microeconomia e Macroeconomia
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❚ Metáfora
usual: a microeconomia “estuda as árvores, não a floresta”.
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❚ A macroeconomia
tem como objeto de estudo as relações entre os agregados estatísticos.
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❚ Tal
ideia de repartição do conhecimento econômico entre microeconomia e
macroeconomia distingue entre 1. os acontecimentos e as
situações que se esperavam ocorrer, em um intervalo ainda futuro de
tempo, e 2. os acontecimentos e as situações que de fato terminaram
surgindo, no decorrer deste intervalo, isto é, depois que ele foi
incorporado pela história.
❚ No
primeiro caso, têm-se expectativas; no segundo, a
satisfação ou a frustração destas expectativas.
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❚ A microeconomia
faz um exame “microscópio” da estrutura básica (“celular” ou “atomística”)
da economia.
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❚ A macroeconomia possui
uma abordagem “macroscópica” da constelação econômica, apreendendo-a através
de seus agregados e aspectos globais.
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Análise microeconômica versus análise macroeconômica
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❚ A análise
microeconômica focaliza, por exemplo, as preferências e a restrição
orçamentária do consumidor e as decisões do produtor (firma) sobre o que,
quanto, como, com que margem de lucro, a que preço e para quem produzir.
❚ Ela
envolve Teoria do Consumidor, Teoria da Produção, Teoria da Firma, Teoria dos
Preços e Teoria da Repartição.
❚ A análise
macroeconômica verifica os resultados das interações dessas decisões.
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O que é Economia?
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❚ Há
duas definições básicas da Economia.
1.
A abordagem clássica da Economia Política dá
ênfase às relações sociais que se estabelecem entre os homens, em suas
atividades econômicas.
2.
A abordagem neoclássica da Economia Pura enfatiza a
capacidade humana de fazer escolhas, em face de múltiplos fins e de
diversos meios para alcançá-los.
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Partição da Economia
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❚ Em
Economia, qualquer partição é uma divisão artificial da matéria, que
pode ser uma fonte de erro na aproximação da “verdade econômica”.
❚ Essa
“verdade” estaria mais próxima através do exame do todo, ainda que,
para fins didáticos, via sucessivas aproximações.
❚ No
livro Economia em 10 Lições, busquei romper a rígida linha divisória
entre a microeconomia e a macroeconomia, contumaz em
livros-texto.
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Ciência Econômica versus Economia Política
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❚ O
estudo de Economia deve ser a respeito de como realizar opções segundo
critérios ou procedimentos científicos, na concepção da Ciência Econômica.
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❚ Os
modos como as sociedades, em diversas etapas históricas, se organizaram
(ou se coordenaram), para resolver os problemas da produção, da
distribuição, do consumo, do investimento, do financiamento, etc., é o objeto
de reflexão da linha de pensamento classificada como Economia Política.
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❚ Ciência
Econômica: universal e atemporal, para
generalização.
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❚ Economia
Política: refere-se sempre a um tempo histórico definido, em determinada
formação social; é definida no espaço e no tempo.
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Por que devo estudar Economia?
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1.
Para poder participar, conscientemente, dos processos
democráticos.
2.
Para ter em conta a dimensão social da pluralidade dos atos
individuais.
3.
Para se tornar um cidadão completo, capaz de julgar as
políticas públicas e de tomar as melhores decisões.
4.
Para absorver a lógica básica do método de raciocínio a
respeito da decisão econômica em condições de incerteza.
5.
Para não ter de consultar os especialistas.
6.
Para ter esse meio de comunicação interpessoal.
7.
Para encontrar significado na vida econômica e não ficar
à mercê dos seus acasos.
8.
Para não ser enganado por economistas.
9.
Para garantir o direito formal de exercer a profissão,
diplomando-me como um economista profissional.
10.
Para ter oportunidade de ganhar, em média entre 410.000
economistas, administradores, contadores, etc., R$ 75.000,00 por ano e
possuir Bens e Direitos no valor de R$ 378.000,00.
11.
Para, quando estiver desempregado, pelo menos saber
explicar por que...
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Importância do estudo de teorias
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❚ A teoria
pura é pré-requisito da teoria aplicada e da arte da economia.
❚ A aprendizagem
nasce da repetição, do acúmulo de informações e experiências imediatas.
❚ O
saber com base no senso comum se surpreende com qualquer evento
aleatório, contingente, eventual, incerto, que pode ou não suceder.
❚ Há
possibilidades que podem ser deduzidas pela razão lógica e não pela experiência.
❚ O risco do empirismo é
a suposição de semelhança ou correlação para a inferência
causal.
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Aprender a aprender
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❚ A
crítica de que “o curso de Economia é muito teórico” é equivocada, pois o que
nele se aprende é, na verdade, “aprender a aprender”.
❚ Aprender
a estudar o já conhecido pelos profissionais formados – conhecimento
novo é atribuição da pesquisa e não do ensino – significa praticar
diversos modos de raciocinar, nesta área de conhecimento.
❚ Conhecer
significa “ter noção”, ou seja, ter familiaridade com o
já conhecido para, quando necessário, estudá-lo mais profundamente e/ou aplicá-lo.
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Missão do professor
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❚ Ensinar
significa “dar uma senha” de como conhecer, despertar a
curiosidade intelectual e a consciência do estudante, para ele aprender a
pensar por si só.
❚ Essa
é a missão do professor.
❚ Não
é transmitir o processo operacional de cada empresa, mesmo porque isso
é impossível, devido à diversidade.
❚ Cada
empregado recebe em seu local de trabalho esse aprendizado e/ou treinamento
– “learning on job” –, com sua especificidade.
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Porque a Economia é hermética?
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❚ Porque
o jargão é uma gíria profissional.
❚ Usa
vários termos tomados emprestados de outros ofícios, com
significado distinto do original.
❚ Abusa
também de língua estrangeira.
❚ Artigos
“científicos” se transformam em puro exibicionismo de virtuose matemática.
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Dificuldade de comunicação
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❚ Os
economistas não têm tido êxito em transmitir ao público suas opiniões,
respaldadas em seu saber específico.
❚ De
acordo com uma determinada visão, a Ciência Econômica é um arsenal de
ferramentas teóricas que você tem de aprender a manusear antes de
poder manifestar qualquer opinião sobre sua utilidade ou não.
❚ É
um tipo de teoria cuja técnica não é muito fácil de aprender,
sendo, segundo essa ótica,
“inteiramente
inacessível ao ‘cidadão comum’”.
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Por que a Economia é controversa?
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1.
Pelo não encobrimento dos conflitos de interesses reais.
2.
Devido à identificação político-partidária.
3.
Pelo conservadorismo das ideias adquiridas.
4.
Pela própria diferença entre as capacidades
individuais de raciocínio e entre as competências técnicas.
5.
Pelo desejo de não ferir os interesses do patrão (ou de
quem paga).
6.
Pela adaptação às plateias de ouvintes e/ou de
(e)leitores.
7.
Pelas reações diversas (algumas adversas) às
mudanças econômicas.
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Como devo estudar Economia?
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❚ No
modelo hard science, o estudante ignora a história do pensamento
econômico.
❚ Deve familiarizar-se de
imediato com o estágio atual da teoria.
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❚ No
modelo soft science, o estudante deve, de maneira prioritária, dominar
os autores clássicos dos passado.
❚ Deve estudar toda a história
do pensamento econômico.
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Recomendação de estudo
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❚ O
aprendizado da teoria econômica tem sido efetuado de acordo com esses dois
modelos distintos.
❚ Mas
a recomendação é estudar, ao mesmo tempo, 1. a história do
pensamento econômico e 2. a teoria econômica atual.
❚ Em
outras palavras, o estudante de Economia deve dominar tanto a Economia
Política
quanto
a Ciência Econômica.
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