Manuel Coutinho Carmo Bucar Corte Real, SE, M.Ec.

Chefe Departamento de Ciência da Economia da FE da UNTL, Fevereiro-Setembro de 2000, Decano da FE da UNTL, Setembro de 2000 até Agosto de 2006, Inspector Geral do Estado, Agosto de 2006-Setembro de 2007, -Comissario Adjunto da CAC de Timor-Leste (2010 - 2018),
Docente Senior da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nacional de Timor Loro-Sa´e
(Mês de Junho de 2000 até presente, 2023)

O Mundo de Informações

METODOLOGIA AVANÇADA DE INVESTIGAÇÃO ECONÓMICA

(DIE142 H)

Docente

Prof. Dr. Ni Nyoman Yuliarmi, S.E., M.P.

 

Artigo:

POPULAÇÃO E AMOSTRA EM PESQUISA

Pelo:

Manuel Coutinho Carmo Bucar Corte Real

2090611002

 

DOUTORAMENTO EM CIÊNCIA DA ECONOMIA

FACULDADE DE ECONOMIA E NEGÓCIOS

UNIVERSIDADE DE UDAYANA

DENPASAR

2022



Prefácio

            Louvado o autor por escalar perante Deus Todo-Poderoso, porque para as Suas bênçãos, misericórdia e orientação, o autor pode completar um trabalho intitulado "População e Sanpel em pesquisa de pesquisa" no curso de Metodologia de Investigação Económica Avançada no Programa de Estudos Doutorais em Economia, Faculdade de Economia e Negócios da Universidade Udayana em 2022.

              O objetivo dos investigadores que criam este trabalho é fornecer referências adicionais e adicionar uma nova compreensão da População e da Sanpel na pesquisa de pesquisa. Esta teoria discute como fazer um estudo de pesquisa de uma atividade económica, determinando uma amostra representativa, para que os resultados do estudo possam ajudar a resolver os problemas económicos enfrentados.

              O autor está plenamente consciente de que na elaboração deste trabalho ainda existem muitas deficiências causadas pelas limitações das capacidades e experiência do autor. No entanto, espera-se que este documento proporcione benefícios aos interessados, tanto no interior como nos partidos externos.

 

                                                                        Denpasar, 24 Outubro de 2022

                                                                                                O Escritor

 

 

 


Capítulo I

Introdução

1.1.       Antesedente

Ao compilar um artigo científico como uma dissertação, será confrontado com sub-capítulos de população e amostras. Embora não seja o capítulo inicial que precisa de ser escrito, mas esta parte da população e da amostra deve ser pensada desde o início da formulação de um estudo, porque a população e a amostra são uma das partes importantes da investigação. Os dois termos têm, na verdade, significados diferentes, mas ambos são usados para representar os objetivos do estudo. Além disso, as populações e as amostras também estão realmente interligadas, porque as amostras são essencialmente parte da população.

As populações e as amostras serão cruciais porque determinam os resultados e a validade do estudo. Por conseguinte, é necessário ter cuidado na determinação da população e da amostra no estudo. Porque se houver uma desorientação na seleção de populações e amostras, os resultados também serão diferentes e teme-se que seja diferente do objetivo principal do estudo.

1.2.       Formulação de Problemas

Com base nos problemas antecedentes descritos acima, pode ser formulado que os problemas levantados neste artigo estudo são:

1)      Qual é a definição de população e amostra?

2)      Como determinar o tamanho da amostra?

3)      Como determinar a técnica de amostragem?

,


 

Capítulo II

Elaboração

2.1.       População e Amostra em pesquisa

2.1.1.           Definição da População

A população é a totalidade ou generalização de unidades, indivíduos, objetos ou sujeitos que têm uma determinada quantidade e característica a estudar, que podem ser sob a forma de pessoas, objetos, instituições, eventos, e outros em que podem ser obtidos ou fornecer informações de investigação (dados) que podem ser então tiradas conclusões.

As populações não são apenas pessoas ou seres vivos, mas também outros objetos naturais. A população também não é apenas o número que existe no objeto ou sujeito que está sendo estudado, mas inclui todas as características, traços possuídos pelo objeto ou sujeito. Até uma pessoa pode ser usada como população, porque uma pessoa tem várias características, por exemplo, como estilo de fala, disciplina, personalidade, passatempos, e assim por diante.

Num estudo, a população deve ser claramente definida; o que ou quem, onde ou quando. O que ou quem é mais sobre o conteúdo da pesquisa, enquanto onde é interpretado como a extensão da pesquisa, e quando se destina a ser o tempo.

Aqui estão as definições e definições da população de investigação de várias fontes de livros:

  • De acordo com Uma Sekaran e Roger Bougie (2016), a População refere-se a todo o grupo de pessoas, eventos ou coisas de interesse que o investigador quer investigar. São grupos de pessoas interessantes, eventos ou coisas que o investigador quer criar (com base em estatísticas de amostras).  (A população refere-se a todo o grupo de pessoas, eventos ou coisas de interesse que o investigador deseja investigar. É o grupo de pessoas, eventos ou coisas de interesse para as quais o investigador quer fazer inferências (com base em estatísticas de amostras)).
  • De acordo com Djarwanto (1994), a população é a soma das unidades totais ou indivíduos cujas características devem ser estudadas, e estas unidades são chamadas unidades de análise, podem ser pessoas, instituições, objetos, etc.
  • De acordo com Handayani (2020), a população é a totalidade de cada elemento a ser estudado que tem as mesmas características, pode ser um indivíduo de um grupo, evento, ou algo a ser estudado.
  • De acordo com Ismiyanto (2003), a população é o tema inteiro ou total do sujeito de investigação que pode ser; pessoas, coisas, coisas em que podem ser obtidas e ou podem fornecer informações (dados) pesquisa.
  • De acordo com Sugiyono (2006), a população é uma área generalizada composta por objetos ou indivíduos que têm uma certa quantidade e características definidas pelo investigador para serem estudadas e, em seguida, tirar conclusões.

2.1.2.      Definição de amostra na investigação

Uma amostra é representativa ou parte de uma população que tem os mesmos traços e características que representam e descreve a população de modo a que seja considerada representativa de todas as populações estudadas. As técnicas de amostragem são úteis para ajudar os investigadores na generalização das populações representadas.

Uma amostra é uma pequena parte de uma população recolhida de acordo com um procedimento específico que pode ser representativo da sua população. As amostras são usadas se a população em estudo for grande, e é improvável que o investigador estude toda a população. Estes obstáculos podem ocorrer devido a custos limitados, energia e tempo que os investigadores têm. A amostra a utilizar da população deve ser verdadeiramente representativa da população em estudo.

Segue-se a definição e compreensão de amostras de investigação de várias fontes de livros:

  • De acordo com Uma Sekaran e Roger Bougie (2016), as amostras fazem parte da população. É constituída por vários membros eleitos. Por outras palavras, alguns, mas não todos, elementos da população formam uma amostra. (Uma amostra é um subconjunto da população. É composto por alguns membros selecionados a partir dele. Por outras palavras, alguns, mas não todos, elementos da população formam a amostra).
  • De acordo com Djarwanto (1994), uma amostra é uma parte da população cujas características devem ser estudadas. Uma boa amostra, cujas conclusões podem ser impostas à população, é uma amostra representativa ou que pode descrever as características da população.
  • De acordo com Siyoto et al (2015), uma amostra é uma parte do número e características possuídos pela população, ou uma pequena parte dos membros da população recolhidos de acordo com um determinado procedimento para que possa representar a sua população.
  • De acordo com Arikunto (2006), uma amostra é parcial ou representativa da população em estudo. Se vamos pesquisar apenas uma parte da população, então o estudo chama-se pesquisa de amostras.
  • De acordo com Sudjana e Ibrahim (2001), a amostra é uma parte da população acessível que tem os mesmos traços que a população.

2.2.       Determinação do tamanho da amostra

2.2.1.           Razões para a amostragem

A amostragem é a atividade de determinação de uma amostra. Um estudo não precisa de envolver todas as populações. Com considerações académicas e não académicas, a população pode ser representada por um subconjunto dos seus membros chamados amostras. No entanto, os resultados do estudo não diminuirão em peso e precisão porque a amostra tem o mesmo carácter que a população, de modo que a informação desenterrado da amostra é a mesma que o carácter que se aplica à população.

A amostragem não reduz o peso dos resultados da investigação. O peso dos resultados do estudo continuará garantido desde que a amostragem seja efetuada corretamente, tal como descrito noutras secções do presente capítulo. Isto está em consonância com a noção de que as amostras são valores que descrevem as características da amostra como o valor estatístico dessa amostra. Isto significa que os resultados inferidos com base nos dados obtidos a partir da amostra serão representativos da população. Por outras palavras, a inferência estatística garantirá o peso dos resultados da investigação.

De acordo com Winarno (2013), algumas das razões para a consideração do uso da investigação e da amostragem são as seguintes:

a. Poupança de Custos

A dimensão do número de membros da amostra no estudo tem implicações no custo. O envolvimento de um grande número de membros de uma população requer um custo maior do que o envolvimento de um pequeno número de membros da população. Tomando uma parte da população, pode ser feita uma poupança de custos. Quanto menos membros faziam a amostra, mais poupanças se podem fazer.

b. Economia de tempo

Através da amostragem, o tempo gasto a realizar a pesquisa pode ser salvo. O tempo utilizado em estudos que utilizavam amostras era inferior ao tempo de estudos que não utilizavam amostras. Também significa que quanto menos amostras envolvidas, mais tempo pode poupar.

c. Poupança de Energia

Utilizando a amostragem, a energia necessária para a investigação com amostragem é inferior à que não é amostragem. Quanto menos amostras estiverem envolvidas, menos energia é necessária.

d. Garantia de precisão e peso dos resultados

No que diz respeito à garantia de precisão, a amostragem permite que os resultados dos trabalhos de investigação sejam mais intensos e mais minuciosos em comparação com nenhuma amostragem. As atividades de investigação, chegando a um pequeno assunto, permitem obter muita informação relativamente aprofundada em comparação com um grande tema de investigação.

2.2.2.      Processo de amostragem

O processo de amostragem é útil para ajudar os investigadores na generalização da população representada para que a amostra seja definida como a parte da população a partir da qual os dados são recolhidos diretamente. A generalização é o desenho de uma conclusão de uma coisa cujo número de elementos é menos amostrado, para uma coisa cujo número de elementos é mais ou mais vasto na população.

De acordo com Handayani (2020), há três etapas que devem ser passadas no processo de amostragem, nomeadamente:

  1. Defina a população alvo. A população-alvo já deveria ter sido descoberta pelo investigador quando descobriu o problema e o problema do estudo. Uma população-alvo é uma coleção ou elemento que tem informação de pesquisa. Os resultados da investigação da população produzirão uma conclusão inferencial para o grupo ou população. 
  2. Defina o quadro da amostra. Uma moldura de amostra é um representante de um conjunto ou elemento da população-alvo. Por exemplo, um mapa de uma província com o nome de um distrito ou uma bibliografia com o título do livro e seu autor. 
  3. Especifique o número de amostras. É o elemento que será incluído na amostra. O tamanho da amostra é muito influenciado por vários fatores, incluindo o propósito do estudo. Se o estudo for descritivo, geralmente requer um grande número de amostras. Mas se for apenas para testar a hipótese, o número de amostras não precisa de ser grande. Quanto maior for o número de amostras, maior é o poder estatístico. Por outro lado, quanto menor for o número de amostras, naturalmente, menor será o poder estatístico, de modo a afetar os resultados do estudo.

2.3.       Técnicas de amostragem

De acordo com a técnica de amostragem de Handayani (2020) ou vulgarmente referida como amostragem é o processo de seleção de vários elementos da população em estudo para serem usados como amostras, e compreender os vários traços ou caracteres dos indivíduos usados como amostras, que podem ser generalizados a partir de elementos da população.

 Existem duas partes da técnica de  amostragem, nomeadamente a amostragem de probabilidade  e  a amostragem não-probabilidade. A explicação e os tipos de técnicas de amostragem são os seguintes:

1. Técnica de amostragem  de probabilidade

De acordo com Kuntjojo (2009),  a  técnica de amostragem de probabilidade ou  amostragem aleatória  é  uma técnica de amostragem que é realizada proporcionando oportunidades ou oportunidades para que todos os membros da população se tornem amostras. Assim, espera-se que a amostra obtida seja uma amostra representativa. Esta técnica de amostragem é mais capaz de generalizar os resultados da investigação. Mas geralmente é feito para populações cujos membros podem ser contados.

Os tipos de técnicas de amostragem, na probabilidade, são os seguintes:

  1. Simples amostragem aleatória. Diz-se que é simples porque a amostragem de membros da população é realizada aleatoriamente, sem ter em conta os estratos contidos na população. Este tipo de técnica de amostragem é realizado se os membros da população forem pequenos e forem considerados homogéneos. O método mais popular usado num simples processo de amostragem aleatória é através de uma lotaria. Os resultados do estudo têm um elevado grau de generalização, mas não são tão eficientes como a amostragem estratificada.

Exemplo:

1.       Se tivermos um esboço de amostra de 500 indivíduos, rotulados de 0 a 499, use grupos de três dígitos de uma tabela de números aleatórios para selecionar amostras. Assim, se os três primeiros números da tabela de números aleatórios forem 094, selecione o indivíduo com a etiqueta "94", e assim por diante.

2.       Umasimples amostra aleatória é uma seleção aleatória de 25 alunos  de uma turma de 60 alunos. Cada aluno tem a mesma oportunidade de ser selecionado. Aqui a probabilidade de seleção é de 1/60.

  1. Amostragem sistemática. É quase o mesmo que uma amostragem aleatória, exceto que seleciona sistematicamente números aleatórios da tabela. Este procedimento é sob a forma de amostragem tomando cada caso (número de sequência) que é o primeiro da lista populacional. Este tipo de amostragem é fácil de usar quando a amostra enquadra a população é boa. A desvantagem é que há um preconceito bastante elevado. 

Exemplo: Um caso de utilização de amostras estratificada onde os supermercados querem aprender sobre os hábitos de compra dos seus clientes. Utilizando amostras sistemáticas, conseguiram selecionar cada 10 ou 15 clientes que entraram no supermercado e realizaram um estudo destas amostras.

  1.  Amostragem aleatória estratificada proporcional. Uma das técnicas utilizadas se a população tem membros ou elementos que não são homogéneos e proporcionalmente estratificados. O método de recolha pode ser feito por sorteio ou sistematicamente. População deve ser interpretada de acordo com o seu segmento: A proporcional é retirada dos membros reais da população A população é retirada de outros membros da população.

Exemplo: O caso de utilização de amostras estratificadas, por exemplo, se 3 0% da população tiver formação universitária  e 70% da população nunca tiver ido para a faculdade, 30% da amostra é selecionada aleatoriamente a partir de um subconjunto da população universitária e 70% da amostra é selecionada aleatoriamente da população não universitária. Manter uma relação ao selecionar uma amostra aleatória é a chave para a amostragem estratificada.

  1. Amostragem de agrupamento. Há alturas em que os investigadores não conhecem exatamente as características da população que querem ser objeto de investigação porque a população está espalhada por uma área muito grande. Por esta razão, os investigadores só podem determinar amostras regionais, sob a forma de grupos de agrupamentos que são determinados por etapas. Este tipo de técnica de amostragem é chamado de amostragem de cluster ou amostragem em várias fases. Esta técnica de amostragem é utilizada para determinar a amostra se o objeto a ser estudado ou a fonte de dados é muito amplo, como os residentes de um país, província ou de um distrito.

Porexemplo: Se o governo dos Estados Unidos quiser avaliar o número de imigrantes que vivem em grandes ilhas dos EUA, podem dividi-los em grupos por estados como Califórnia, Texas, Florida, Massachusetts, Colorado, Havai, entre outros. O inquérito será mais eficaz porque os resultados serão organizados nos Estados e fornecerão dados de imigração perspicazes.

b. Técnica de amostragem  sem probabilidade

De acordo com Kuntjojo (2009), uma técnica de amostragem sem probabilidade é uma técnica de amostragem que é descoberta ou determinada pelo próprio investigador ou de acordo com considerações de peritos. Esta amostragem é uma técnica que não proporciona uma igualdade de oportunidades para que cada elemento ou membro da população seja selecionado como amostra.

Os tipos de técnicas de amostragem de forma não probabilidade são os seguintes:

  1. Amostragem sistemática. Uma técnica de amostragem baseada na ordem dos membros da população a quem foi atribuído um número de sequência. 
  2. Amostragem de quotas. Uma técnica para determinar amostras derivadas de populações que têm determinados traços até ao número de quotas desejado. Por exemplo, o número de amostras masculinas é de 70 pessoas, então a amostra feminina também é de 70 pessoas.

Exemplo: Os entrevistadores foram convidados a selecionar 2 5  homens adultos, 25 mulheres adultas,  15 mulheres jovens e 15 adolescentes para que pudessem entrevistá-los sobre os seus programas de televisão. Idealmente, a quota selecionada representará proporcionalmente as características da população subjacente. Embora esta tenha a vantagem de ser relativamente fácil e potencialmente representativa, a amostra selecionada não pode representar outras características não consideradas (uma consequência da natureza não aleatória da amostragem).

  1. Amostragem axidental. Uma técnica de determinação de amostras com base no acaso, isto é, qualquer pessoa que encontre acidentalmente um investigador pode ser usada como uma amostra, se se ver que a pessoa que por acaso é encontrada é adequada para ser usada como fonte de dados.

Exemplo: As startups e as ONG costumam fazer amostras em centros comerciais para distribuir panfletos para eventos ou atividades ou promoções de algo. Fazem-no parado à entrada do centro comercial e distribuindo panfletos aleatoriamente aos visitantes do centro comercial.

  1. Amostragem purposiva. Uma técnica de determinação de amostras com determinadas considerações ou seleção especial. Por exemplo, se pesquisar crimes numa determinada cidade ou área, então leva informadores, nomeadamente o chefe de polícia da cidade ou da área, um criminoso e uma vítima de crime naquela cidade. 

Exemplo: Se queremos compreender o processo de pensamento das pessoas que estão interessadas em prosseguir um doutoramento , então o critério de seleção é "Está interessado num Mestrado em ..?" As pessoas que darem a resposta "Não" serão excluídas da amostra que iremos analisar mais.

  1. Amostragem saturada. Uma técnica de determinação da amostra se todos os membros da população forem utilizados como amostras. Isto é muitas vezes feito se a população é relativamente pequena ou pequena, ou seja, menos de 30 pessoas, ou seja, uma investigação que quer fazer generalizações com erros relativamente pequenos. 
  2. Amostragem de bola de neve. A técnica de determinação de amostras que são primeiro pequenas ou pequenas em número, depois ampliadas. Ou uma amostra baseada numa pesquisa da amostra anterior. Por exemplo, a investigação sobre casos de corrupção que a fonte do primeiro informador leva ao segundo informador e depois ao informador assim por diante.

Exemplo: Esta técnica é geralmente usada em situações de temas altamente sensíveis, como a SIDA para o VIH, onde as pessoas não discutem e participam abertamente em inquéritos para partilhar informações sobre a SIDA.

2.3.1.      Desenhos de amostragem de probabilidade e não probabilidade

Design de amostragem

Descrição

Vantagem

Desvantagem

a.      Amostragem de probabilidade

1. Amostragem aleatória simples

Todos os elementos da população são considerados e cada elemento tem a mesma chance de ser selecionado como um assunto.

Alta generalização dos resultados.

Não tão eficiente como a amostragem estratificada.

2. Amostragem sistemática

Cada elemento nº da população é selecionado a partir de um ponto aleatório na moldura de amostragem.

É fácil de utilizar se estiverem disponíveis quadros de amostragem.

O enviesamento sistemático é possível.

3. Amostragem aleatória estificada (Str.R.S.) Desproporcional Str.R.S. Str.R.S. Str.R.S.

A população foi dividida pela primeira vez em vários segmentos significativos; Depois disso, o sujeito é desenhado proporcionalmente ao seu número original na população. Com base em critérios diferentes do número de nativos.

Mais eficiente entre todos os projetos de probabilidade. Todos os grupos foram devidamente amostrados e as comparações entre grupos foram possíveis.

A estratificação deve ser significativa. Mais demorado do que uma simples amostragem aleatória ou uma amostragem sistemática. A moldura de amostragem de cada estrato é muito importante.

4. Amostragem de agrupamento

Os grupos que têm membros heterogéneos são identificados pela primeira vez; em seguida, vários são escolhidos aleatoriamente; Todos os membros de cada um dos grupos selecionados aleatoriamente foram estudados.

Nos clusters geográficos, os custos de recolha de dados são baixos.

Os mais pouco fiáveis e eficientes entre todos os desenhos de amostragem de probabilidades porque os subconjuntos de aglomerados são mais homogéneos do que heterogéneos.

5. Amostragem de área

Amostragem de agrupamento dentro de uma área ou localidade específica.

Custos eficazes. Útil para decisões relativas a uma localização específica.

Leva tempo para recolher dados de uma área.

6. Dupla amostragem

A mesma amostra ou um subconjunto da amostra são estudados duas vezes.

Oferece informações mais detalhadas sobre o tema do estudo.

O preconceito original, se houver, será levado.  Os indivíduos podem não gostar de responder uma segunda vez.

b.      Amostragem sem probabilidade

7. Amostragem conveniente

O membro mais acessível é escolhido como sujeito.

Rápido, conveniente, mais barato.

Não pode ser generalizada.

8. Amostragem de avaliação

Os sujeitos são selecionados com base na sua experiência no assunto sob investigação.

Às vezes, a única maneira significativa de investigar.

As generalizações são questionáveis;  não pode ser generalizada a toda a população.

9. Amostragem de quotas

Os indivíduos são facilmente selecionados de grupos-alvo de acordo com algum montante ou quota pré-determinado.

Muito útil quando a participação minoritária num estudo é muito importante.

Não é fácil generalizar.

 

Fonte: Métodos de Investigação para Negócios. Uma abordagem de construção de habilidades. P.249-2050

2.3.2.      Fórmula e Número de Amostragem

De acordo com Priyono (2016), existem várias coisas que afetam a dimensão da colheita de uma amostra, nomeadamente:

  1. Heterogeneidade da população. Quanto mais heterogénea for a população, maior é o número de amostras colhidas para que todas as características da população possam ser representadas. 
  2. O número de variáveis usadas. Quanto mais número de variáveis existir, maior o número de amostras colhidas. Isto porque existe um requisito de teste de relacionamento (por exemplo, com um teste de chi_square independente que não permite a presença de células com um valor esperado inferior a 1 que no cálculo é influenciado pelo tamanho da amostra). 
  3. Técnicas de amostragem usadas. Se utilizarmos uma simples técnica de amostragem aleatória, o número automático de amostras tem pouco efeito em comparação com a utilização de técnicas de amostragem aleatórias em camadas. Mais camadas requerem amostras maiores.

A fórmula de amostragem para uma população cujos números já são conhecidos pode usar a fórmula Slovin (Priyono, 2016), nomeadamente:

Discrição:

n     : Número de amostras.

N    : População total.

e2   : Valor crítico desejado (limite de precisão) (por cento de margem de manobra de imprecisão devido a erros de amostragem).


 

Capítulo III

3.        Conclusão

1.        A população é a totalidade, totalidade ou generalização de unidades, indivíduos, objetos ou sujeitos que têm uma determinada quantidade e característica a estudar, que podem ser sob a forma de pessoas, objetos, instituições, eventos, e outros em que podem ser obtidos ou fornecer informações de investigação (dados) que podem ser então tiradas conclusões. Enquanto um s ampelous é um representante ou parte de uma população que tem os mesmos traços e características é representativo e descreve a população de modo a que seja considerada representativa de todas as populações estudadas. As técnicas de amostragem são úteis para ajudar os investigadores na generalização das populações representadas.

2.  Existem quatro (4) razões para considerara utilização e a amostragem da investigação, nomeadamente: a.  Economia de custos; b.  Economia de tempo; c.  Poupança de energia  e d.  Garantia de rigor e peso dos  resultados.

3.        Existem duas partes da técnica de amostragem, nomeadamente a amostragem de probabilidade e a amostragem não-probabilidade. A amostragem de probabilidade é constituída por vários tipos, nomeadamente: a.  Simples amostragem aleatória; b.  Amostragem sistemática; c. Amostragem aleatória estratificada proporcional; e d.  Amostragem de agrupamento. Enquanto a técnica de amostragem não de probabilidade  consiste em a.  Amostragem sistemática; b.  Amostragem de quotas; c. Amostragem axidental; d.  Amostragem purposiva; e.  amostragem saturada; e f.  Amostragem de bola de neve.


Lista de Referências

Arikunto, Suharsimi. 2006. Procedimentos de investigação: Uma abordagem prática. Jakarta: Rineka Cipta.

O Djarwanto. 1994. Princípios dos Métodos de Investigação e Orientação Técnica para a Escrita de Tese. Yogyakarta: Liberdade.

Handayani, Ririn. 2020. Metodologia de Investigação Social. Yogyakarta: Trussmedia Grafika.

O Ismiyanto. 2003. Métodos de Investigação. Semarang: FBS UNNES Jamaluddin.

O Kuntjojo. 2009. Metodologia de Investigação. Kediri: Universidade de Nusantara PGRI

O Priyono. 2016. Métodos de Investigação Quantitativa. Sidoarjo: Editora Zifatama.

Sekaran, Uma e Roger Bougie, Métodos de Investigação para Negócios. Uma abordagem de skill-building sétima edição. Copyright © 2016, 2013 John Wiley & Sons Ltd.

Siyoto, Sandu e Sodik, M. Ali. 2015. Base da Metodologia de Investigação. Yogyakarta: Literacia editorial dos media.

Sudjana, Nana e Ibrahim. 2001. Investigação e Avaliação Educativa. Bandung: Sinar Baru Algesindo.

O Sugiyono. 2006. Métodos de Investigação Quantitativa Qualitativa e I&D. Bandung: Alfabeta.

O Winarno. 2013. Metodologia de Investigação em Educação Física. Malang: UM Press.