Manuel Coutinho Carmo Bucar Corte Real, SE, M.Ec.

Chefe Departamento de Ciência da Economia da FE da UNTL, Fevereiro-Setembro de 2000, Decano da FE da UNTL, Setembro de 2000 até Agosto de 2006, Inspector Geral do Estado, Agosto de 2006-Setembro de 2007, -Comissario Adjunto da CAC de Timor-Leste (2010 - 2018),
Docente Senior da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nacional de Timor Loro-Sa´e
(Mês de Junho de 2000 até presente, 2023)

O Mundo de Informações

Ano Novo, Vida Nova?

O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em portugues significa "despertar".

Ano Novo, Vida ...

A passagem de ano, geralmente é precedida por alguns momentos de reflexão sobre o ano que finda e o novo ano que se inicia. É uma época em que a maioria das pessoas efectua o seu balanço pessoal, profissional e social. Faz-se uma retrospectiva da vida que se tem tido e se esse percurso está de acordo com as nossas expectativas, objectivos e sonhos e ao mesmo tempo planeia-se um aperfeiçoamento desse rumo ou mesmo uma mudança de paradigmas, visando um outro estilo de vida, ou uma melhor qualidade de vida.

Costuma-se dizer nesta época de passagem de ano "Ano Novo, Vida Nova", mas será que realmente temos a coragem e a vontade de modificar alguma coisa na nossa Vida, ou simplesmente continuaremos a manter o mesmo paradigma da rotina do dia-a-dia, em que vamos deixando o tempo passar e a Vida correr, sem termos algum cuidado com o nosso bem-estar e daqueles que nos são mais queridos e íntimos?

Esta é a altura ideal para fazer essas reflexões, mas ao mesmo tempo para estar aberto a outras ideias, estilos de vida e também usar essas conclusões para colocar em prática aquilo que sistematicamente vamos adiando, como por exemplo ter um maior cuidado com a nossa saúde, melhorando a qualidade e a quantidade da alimentação, começar a praticar alguma actividade física moderada que de preferência englobe um estilo de vida mais saudável, visando ter mais energia, vitalidade, bem-estar, felicidade e qualidade de Vida.

Por actividade física não se deve entender como a prática de um desporto, mas antes evitar o sedentarismo que acaba por minar a nossa vontade e dinamismo, gerando uma certa apatia que mina a vontade para promover uma actividade que contribua para ter mais saúde, lucidez e bem-estar.

O ideal é praticar uma actividade física moderada, progressiva e regular, como caminhar diariamente cerca de 30 a 60 minutos, nadar, ou que também englobe um estilo de vida mais saudável, como por exemplo: Swásthya Yoga (o Yoga mais completo do mundo e o mais antigo), cuja prática engloba técnicas gestuais, trânsito energético, técnicas vocais, respiratórias, de limpeza orgânica, corporais, descontracção e técnicas de concentração, meditação e de hiper consciência.

O Yoga é uma filosofia prática de vida que visa levar o Ser Humano a um estado de consciência de mega lucidez.

O Swásthya Yoga é a sistematização do Yoga mais completo do mundo, Yoga Ultra-Integral, baseado em raízes muito antigas e que foi codificado na década de 60, do séc. XX, pelo Mestre DeROSE, autor de várias obras sobre Yôga, como os livros Faça Yôga antes que você precise; Yoga, mitos e verdades; Tudo sobre Yoga; Hiper orgasmo, entre outros.

O Swásthya Yoga como filosofia de Vida saudável ensina-nos a respirar melhor, a exercitar o corpo de uma forma inteligente, desenvolvendo flexibilidade e força, de acordo com o ritmo biológico do praticante. Ensina-nos a descontrair, a concentrar, a meditar, a melhor colocar e projectar a voz, a usar a gestualidade de uma forma sensível e elegante, a fazer uma melhor higiene corporal interna e externa, a usar as capacidades mentais de um modo construtivo, a alimentar-nos com mais qualidade, a administrar melhor as nossas emoções e a desenvolver uma atitude optimista e positiva perante a Vida, a melhorar o relacionamento connosco e com os outros, entre muitas outras coisas que o Yoga ensina, visando levar a um estado de consciência de maior auto conhecimento, ou seja de mega lucidez.

Deste modo, através da prática e do estudo desta filosofia da antiga Índia, o praticante vai conscientemente adoptando um estilo de Vida mais saudável, passando a incorporar aquilo que aprende na sala de prática através das técnicas do Swásthya Yoga, no seu dia-a-dia.
Ao aprender a respirar melhor, a concentrar-se, a descontrair-se, entre outras coisas, o praticante passa a aplicar de uma forma consciente no seu dia-a-dia essas técnicas e a usufruir de uma maior vitalidade, lucidez, bem-estar, como se tivesse rejuvenescido e adquirido uma nova Vida.

Na realidade o verdadeiro praticante de Yoga é aquele que incorpora nos seus hábitos diários, aquilo que aprende com a prática das técnicas e o estudo da filosofia do Swásthya Yoga, passando a ter uma forma de estar na Vida, de acordo com os hábitos saudáveis que o Yoga ensina.
É essa nova Vida que está nas nossas mãos, na nossa vontade e determinação em mudar hábitos pouco saudáveis, para hábitos saudáveis, começando a ter um maior cuidado com a alimentação, iniciando a prática de um tipo de exercício moderado, como caminhadas, Swásthya Yoga e natação, que são exemplos de exercícios que não stressam a musculatura, nem cansam exageradamente o corpo.

Por isso não se acomode à rotina do sedentarismo e quebre as barreiras que o estejam a impedir de começar a ter um estilo de Vida mais saudável.

Comece por adquirir o hábito de fazer alguns trajectos a pé e não de carro, efectuando assim algumas caminhadas que pode passar a fazer no campo, nos seus tempos livres.

Procure uma das muitas Unidades da Universidade Internacional de Yoga, em Portugal para saber como pode iniciar o seu estudo e prática do Swásthya Yoga (um tipo de Yoga de características naturalistas, não-místico, desrepressor, sensorial e matriarcal), nade, ou faça outro tipo de actividade física moderada, de acordo com o seu gosto pessoal, mas não fique na inércia.

Faça-o não pelas vantagens que isso lhe proporciona, mas pelo cuidado e atenção que vai ter consigo próprio e pelo prazer e bem-estar que um estilo de Vida saudável lhe transmite. Dê início, a uma Vida Nova, neste Ano Novo!